Cabo Verde: Concerto do pianista Adriano Jordão, na Cidade da Praia

Publicado em quinta-feira, 04 dezembro 2014 19:01

O pianista português Adriano Jordão é o próximo convidado do ciclo “Pianistas Portugueses” que o Centro Cultural Português/Camões, I.P. na Cidade da Praia, Cabo Verde, promove no dia 5 de dezembro de 2014, às 21:00, com entrada livre.

Adriano Jordão nasceu em Angola. Estudou piano em Portugal com Helena Sá e Costa entre outros mestres e, em 1967, realizou um ano de aperfeiçoamento artístico nos Estados Unidos, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Concluiu em 1969, com elevada classificação, o Curso Superior do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe da professora Helena Matos, e prosseguiu os seus estudos em Paris, sob a orientação de Yvonne Lefèbure, também com apoio da Fundação Gulbenkian.

A carreira do pianista Adriano Jordão desenvolveu-se por toda a Europa, América do Norte e Sul, África e Ásia, em capitais musicais como Nova Iorque, Paris, Londres, Roma, Salzburgo, Bruxelas, Luxemburgo, Frankfurt, Helsínquia, Moscovo, S. Petersburgo, Kiev, Minsk, Praga, Bucareste, Bratislava, Caracas, Bogotá, Rio de Janeiro, S. Paulo, Tokyo, Osaka, Pequim, Shanghai, Taipei, Bombaim, Nova Delhi, Bangkok, Washington e Boston.

Paralelamente, idealizou, concebeu e dirigiu durante os primeiros cinco anos o Festival Internacional de Música de Macau, foi responsável pelos Festivais de Lisboa e da Costa Verde e é Director Artístico do Festival de Música da Casa de Mateus, desde que se iniciou, há mais de 20 anos, a par dos Festivais Internacionais de Maiorca e dos Açores. Exerceu de 2004 a 2011 as funções de Conselheiro Cultural de Portugal no Brasil.