Cabo Verde: Concerto de “Manuel di Candinho e Banda” na Cidade da Praia

Publicado em terça-feira, 20 setembro 2016 22:04

O Auditório do Camões – Centro Cultural Português na Cidade da Praia acolhe no dia 23 de setembro de 2016, às 21h00, um espetáculo musical, com “Manuel di Candinho e Banda”.

Manuel di Candinho nasceu em São Domingos, interior de Santiago, na pequena localidade de “Chaminé”.

Seguindo o destino de tantos outros compatriotas, partiu para a emigração, primeiro Portugal (1982-1985) e depois Holanda, onde reside desde 1985.
Na bagagem levou muita música. Na década de 70 já tocava em Cabo Verde com o conjunto “Os Camponeses”.

Em terras lusas, juntou-se a vários agrupamentos musicais, trabalhou como músico numa das grandes discotecas de Lisboa durante dois anos, gravou o seu primeiro disco instrumental - "Tradição" -, em 1983, com composições próprias e do conhecido compositor Ano Novo, tendo participado em LP de vários artistas.

Em 1985, mudou-se para Roterdão, Holanda, cidade cosmopolita, onde começou a interessar-se por estilos como jazz latino, afro-brasil, gipsy-jazz, rock suave, entre outros. Ali também conheceu géneros como casseku, soca, reggae e integrou grupos de origem suriname. Mas a sua verdadeira especialidade e paixão continua a ser música tradicional de Cabo Verde, mornas e coladeiras especialmente.

Após passar a década de 90 a produzir e fazer arranjos de discos de outros artistas, Manuel di Candinho decide, em 2000, iniciar os seus estudos de piano na área de jazz latino. Um ano depois, grava o seu segundo disco instrumental intitulado “Alma & Som", muito elogiado pela crítica e considerado um dos melhores trabalhos do género.

Do seu currículo constam ainda participações em diversos eventos musicais nacionais e internacionais, como Festival Baía Das Gatas 1992, Festival de Cinema Lusófono Cine-Port 2005, Expo Alemanha 2000, “Festival do Avante", entre outros.