Cuba: Concerto «Fados de Portugal» em Havana

Publicado em sexta-feira, 22 julho 2016 16:52

Com o apoio da Embaixada de Portugal em Havana, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Teatro Lírico Nacional, será apresentado no dia 29 de julho de 2016, às 18h00, na Basílica Menor de San Francisco de Asís, em Havana, o concerto “Fados de Portugal” com jovens e destacados solistas cubanos a interpretarem conhecidos fados portugueses, na língua de Camões. As partituras foram cedidas pelo Museu do Fado, em Lisboa.

Entre os títulos escolhidos para este espetáculo, destaque para “Lágrimas”, “Medo”, “Lisboa Menina e Moça”, “Uma Casa Portuguesa” e “Canção do Mar”, fados popularizados por intérpretes como Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, Mariza, Dulce Pontes, entre muitos outros.

Com direção artística do maestro Helson Hernández, o evento “Fados de Portugal” contará com figuras da ópera cubana como as maestrinas Conchita Franqui e Pilar Pousada, a soprano Laura D´ Mare e o tenor Luis Javier Oropesa, apoiados por instrumentistas como Anolan González, violista de reconhecida trajetória, os pianistas Vilma Garriga, Marita Rodríguez e Elio Hernández Rojas, que realizou os acertos em vários temas, além da violinista Ana Katerine Romero, o violoncelista Cesar Darío Rodríguez e o contrabaixista David Acosta.

Realce também para a participação da guitarrista Galy Martín, a intérprete do «tres» cubano Enid Rosales, e as vocalistas Lindiana Murphy e Hakely Nakao como convidadas especiais.

Consulte aqui o Programa do Concerto.