Concurso de fotografia Portugal/Marrocos: Olhares cruzados

Publicado em sexta-feira, 18 dezembro 2020 15:51

A Embaixada de Portugal em Marrocos informa que os vencedores do concurso de fotografia Portugal/Marrocos: Olhares cruzados são Abdelmajid Nassih, na categoria 1 (Memória, património, história) com uma fotografia da cisterna portuguesa de El Jadida, e Paulo Maria, com a foto “Guerra e Paz”, na categoria 2 (Viagens, cultura, gastronomia…). 

O concurso de fotografia Portugal/Marrocos: Olhares cruzados, organizado pela Embaixada de Portugal e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., foi lançado por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), com o objetivo de promover e de divulgar através da imagem fotográfica os laços de natureza histórica, cultural, económica e outros entre Portugal e Marrocos. Ao longo dos cinco meses foram recebidos mais de 100 trabalhos fotográficos que testemunham a riqueza, passada e presente, do relacionamento entre os dois países, e a amizade entre os seus povos.

Para o presidente do júri, o fotógrafo Rui Pires, “as fotos submetidas ao concurso surpreenderam o júri pela sua alta qualidade, pela sensibilidade, pela capacidade artística e pelos conhecimentos que os fotógrafos demonstraram, de tal forma que a escolha final foi uma tarefa árdua”. “Para cada uma das fotografias finalistas selecionadas, poderia escrever 20 páginas de História sobre as relações Portugal-Marrocos”, acrescentou.

A cisterna da Cidade Portuguesa é um dos ex-libris da presença portuguesa em Marrocos. A fotografia de Abdelmajid Nassih impressionou o júri pela sua composição clássica, mas eficaz, pelo aproveitamento da luz e pelo impacto do azul das vestes da figura feminina no primeiro plano. “A imagem faz-nos recuar a outros tempos e demonstra a ligação cultural entre ambos países”, considera Rui Pires.

A justaposição de elementos antagónicos, uma antiga peça de artilharia portuguesa e, apoiada nela, uma mulher em atitude serena, atraiu o júri para a foto vencedora da categoria 2, de Paulo Maria. “Uma mulher que olha o mar, como que olhando para o passado quando navios da Coroa de Portugal navegavam em Mazagão, ou, quem sabe, a olhar para o futuro”, elabora o presidente do júri.

O júri do concurso de fotografia foi integrado pelo fotógrafo português Rui Pires, pelo operador de câmara marroquino Hamza Sayah e por Neuza Polido, funcionária da área cultural do Camões, I.P., instituto sob a alçada do Ministério dos Negócios Estrangeiros, responsável pela promoção da língua e cultura portuguesas no exterior.

Os autores das fotografias vencedoras receberão um prémio monetário de €500,00 cada.

32003