Final do 1º Concurso Internacional de Leitura traz alunos da Rede EPE a Lisboa

Publicado em quarta-feira, 09 julho 2014 18:07

Alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) na África do Sul, Alemanha, Andorra, Canadá, Espanha e Suíça vão participar no 1º Concurso Internacional de Leitura (CIL) da Língua Portuguesa, que terá a sua final a 11 de julho de 2014, numa emissão da RTP-1 (programa Verão Total), realizar a partir da Torre do Tombo, em Lisboa.

A participação dos alunos no concurso insere-se nas ações do Plano de Incentivo à Leitura (PIL), lançado em 2013 pelo Camões, IP, destinado a fomentar a literacia, o hábito e o gosto pela leitura, bem como a promover a difusão da língua, da cultura e, em especial, da literatura em língua portuguesa entre as crianças e os jovens que frequentam o ensino EPE.

Na final – que será em simultâneo a final da 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), entidade dependente do Ministério da Educação e Ciência de Portugal com a qual o Camões, IP, assinou em abril de 2013 um protocolo para incentivar a leitura em português no estrangeiro – participam, pelos alunos do 3º ciclo do ensino básico da rede EPE, Miriam Salgueiro Trindade, do curso de Ennenda, no cantão suíço de Glarus, e, pelos alunos do ensino secundário, Silvana Chiluvane, do Abbotts College, na África do Sul.

As duas jovens foram apuradas no termo de um processo que se desenrolou em três etapas (duas das quais idênticas às do CNL) e que teve como objetivo «estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral em língua portuguesa» através da leitura de obras.

Ambas vão participar na final conjunta com o CNL, concorrendo com os alunos de Portugal continental e das regiões autónomas - dois de cada distrito e região autónoma de Portugal (um por cada nível de ensino).

A final vai ser antecedida, no próprio dia, por uma semifinal sob a forma de uma prova escrita no auditório da Torre do Tombo, de que resultará o apuramento de 5 vencedores por ciclo de ensino, que disputarão a final em direto.

As obras a ler para a final (Mãe, de Pearl S. Buck e Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, para o 3º ciclo, e A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco, e O Terceiro Homem, de Graham Greene, para o secundário) foram escolhidas por um júri nacional, presidido pelo comissário do PNL e constituído e por representantes da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Camões, IP, e da RTP.