EUA: II Conferência de Literatura em Língua Portuguesa, a 6 de maio

Publicado em quinta-feira, 11 abril 2013 10:10

Dulce Maria Cardoso e Onésimo de Almeida representam Portugal na II Conferência de Literatura em Língua Portuguesa intitulada Identities and Voices in Portuguese: construction, permanence and change. Of memory, silence and loss, que decorre a 6 de maio de 2013, na Universidade de Massachusetts Boston (EUA).

Este evento, apoiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., conta também com a presença dos escritores João Gilberto Noll, do Brasil, e Danny Spínola, de Cabo Verde, realizando-se no âmbito no Boston Portuguese Festival 2013.

A par dos autores convidados, participam na Conferência académicos e investigadores. Em conjunto propõem-se debater o tema “Identidade”, um tópico crucial num mundo globalizado, equacionado à luz de novos conceitos nascidos nas modernas sociedades multiculturais.

Por outro lado, este encontro constitui também uma oportunidade para refletir sobre a Língua Portuguesa nos EUA.

Licenciada em Direito, Dulce Maria Cardoso nasceu em Carrazeda de Ansiães em 1964, mas viveu a sua infância em Angola. Em 1999 recebeu uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura, tendo então escrito Campo de Sangue, obra que conquistou o Grande Prémio “Acontece”.

O seu segundo romance, Os Meus Sentimentos (2005), foi galardoado com o Prémio da União Europeia para a Literatura. Em 2011 publica O Retorno, romance em que narra a experiência dos retornados portugueses depois da Revolução. A sua obra encontra-se editada em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Holanda, Grécia, Sérvia, Bulgária e Croácia, e tem sido objeto de estudo em várias universidades portuguesas e estrangeiras.

Onésimo Teotónio Almeida nasceu no Pico da Pedra, S. Miguel, Açores, em 1946. É Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island, EUA. Doutorado em Filosofia pela Brown University (1980), é Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde leciona uma cadeira sobre Valores e Mundividências