França: Conferência debate a crise da União Europeia

Publicado em segunda-feira, 13 fevereiro 2012 08:14

Em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França e com o Instituto Camões, a Residência André de Gouveia - Casa de Portugal organiza no dia 15 de fevereiro, às 18h00, uma conferência com a jornalista Ana Navarro Pedro, intitulada «PIGS mon amour: le Sud, cause ou symptôme du désarroi de l’euro?».

«A UE nasceu de um desejo de reconciliação entre os povos devastados pela história e pelo trágico; hoje, o ideal europeu vacila nas tormentas da zona euro. Antigos demónios renascem, bodes expiatórios são procurados. E encontrados. Contra toda a lógica económica?»

A conferência decorrerá na Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ana Navarro Pedro é jornalista, correspondente em Paris da revista Visão desde 2007. Foi uma das fundadoras do jornal Público e trabalhou em Paris para esta publicação durante 16 anos. Fez parte dos colaboradores permanentes do programa político Kioske, na Tv5 Monde, em 2004, e do programa Transeuropeenne, na radio France-Inter, em 2007. É regularmente convidada para comentar a atualidade política ou económica nas televisões LCI e France 24 e nas rádios France Culture, France Info e Europe 1. Colaborou como analista política da língua portuguesa em Africa para a BBC World Service até ao desaparecimento deste serviço em fevereiro de 2010. Prepara neste momento uma obra sobre Eduardo Lourenço.