Bélgica: Conferência “Europe from the Outside”

Publicado em quarta-feira, 12 dezembro 2012 12:21

As relações externas culturais da Europa vão estar em debate a 12 de dezembro, em Bruxelas, numa conferência organizada pelo Institut für Auslandsbeziehungen (Institute for Foreign Cultural Relations – ifa).

Esta conferência surge no contexto da Assembleia Geral dos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (EUNIC), durante a qual serão tratados assuntos relativos à governação, financiamento e formação de novos núcleos da EUNIC. Os principais projetos da rede, nomeadamente o multilinguismo para o Médio Oriente e Magrebe também serão abordados, a par da cooperação com a Comissão Europeia.

Como ponto de partida para a conferência “Europe from the Outside”, a organização afirma que “já foram conduzidas muitas investigações sobre o modo como os europeus vêm a União Europeia e o que estes esperam delas”, contudo “pouco se sabe sobre como a U.E. é vista de fora em geral e em particular na área da cultura.”

Assim, durante a conferência de dia 12 de dezembro procurar-se-á responder a questões relacionadas com a perceção das relações culturais europeias com países externos ou refletir no papel que as diferentes instituições podem desempenhar nesse âmbito.

O objetivo da iniciativa é fornecer aos profissionais da área das relações culturais europeias conhecimento e ideias para que estes possam vir a desenvolver e a melhorar os relacionamentos com países fora da União Europeia, no que diz respeito à cultura. No painel de convidados constam diversos especialistas, desde académicos a responsáveis por instituições que atuam dentro e fora da Europa. As conclusões do encontro farão parte do livro anual da EUNIC, que será publicado em 2013.