Conferência Internacional “Encontro de três mundos nos limites da geografia. A 500 anos da primeira viagem à volta do planeta” na Biblioteca Nacional do Chile

Publicado em sexta-feira, 20 setembro 2019 16:02

A Conferência Internacional “Encontro de três mundos nos limites da geografía. A 500 anos da primeira viagem à volta do planeta”, na Biblioteca Nacional do Chile, vai reunir especialistas de Portugal, Chile e Espanha no dia 2 de outubro de 2019, às 19h00.

Esta iniciativa, que resulta de uma co-organização Biblioteca Nacional do Chile, Embaixada de Portugal/Camões I.P. no Chile e Embaixada de Espanha/Centro Cultural de Espanha, marca o início das comemorações culturais desta efeméride no Chile e reunirá destacados especialistas portugueses, chilenos e espanhóis. De Portugal, com o apoio do Camões I.P., estará presente o historiador português José Manuel Garcia (Gabinete de Estudos Olisponenses-CML) com a sua comunicação "Fernão de Magalhães: O primeiro homem a conhecer toda terra através dos oceanos. Novas abordagens".

O historiador português participará ainda, no dia 1 de outubro, numa inciativa no Palácio La Moneda, intitulada ‘Diálogos na La Moneda’ e dia 4 de outubro numa conferência na Universidade de Magallhães (UMAG), em Punta Arenas, onde também estará presente  o historiador chileno e magalhânico Mateo Martinic.

Além de ser uma efeméride na História da Humanidade por se tratar da primeira circumnavegação do planeta, a viagem de Magalhães-Elcano reune em torno de si vários aspetos que devem ser reconhecidos quando se assinalam os 500 anos desta data. Ao concluir a travessia, ficou demonstrado que a terra é redonda, e a existência de cinco continentes, a par da ampla variedade de povos que os habitavam e da diversidade entre si. Daí em diante, a história será o relato de encontros e desencontros entre estas formas distintas de conceber, habitar e entender o mundo. Nasce aquilo que hoje conhecemos por História Universal.

 

Breve nota biográfica de José Manuel Garcia

Nasceu em Santarém em 1956 e doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na direção da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter colaborado com universidades portuguesas e estrangeiras. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha em Lisboa, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa.

Participou na organização de numerosas exposições e congressos; na edição de livros de vários autores, catálogos e atas; proferiu inúmeras conferências em Portugal e no estrangeiro; publicou abundante bibliografia sobre temas de História de Portugal e dos Descobrimentos, em que se contam nomeadamente livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, o Tratado de Tordesilhas, cartografia, fortalezas no Oriente, forais manuelinos e Lisboa, de entre os quais se podem apontar como exemplos recentes: A viagem de Fernão de Magalhães e os portugueses (2007); O livro de Francisco Rodrigues: o primeiro atlas do mundo moderno (2008); Descobrimentos, 9 volumes (2015); Terrível: a grande biografia de Afonso de Albuquerque (2017) e Fernão de Magalhães: Lisboa e o início da mundialização (2018).

31029 2