Conferência “O Futuro da Agenda Global de Desenvolvimento: Visões para a CPLP”

Publicado em quarta-feira, 16 outubro 2013 09:57

Uma conferência intitulada “O Futuro da Agenda Global de Desenvolvimento: Visões para a CPLP” realiza-se em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 17 de outubro de 2013, “numa fase crucial” do debate internacional sobre diversos aspetos ligados a esta temática, entre eles a reconfiguração dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Outro tópico que irá estar em foco diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A jornada de trabalho (9h30-18:30) organizar-se-á em função de três eixos principais: desenvolvimento sustentável e inclusivo, paz, segurança e fragilidade e financiamento do desenvolvimento.

De acordo com a organização da Conferência, “a discussão global sobre estas questões aponta para a transformação do próprio conceito de desenvolvimento, dando prioridade às pessoas e ao planeta, à eliminação da pobreza extrema e à prosperidade sustentável para todos”.

Neste debate sobre o futuro da Agenda Global de Desenvolvimento será dada especial atenção aos países membros da CPLP, evidenciando as suas diversas visões, no que têm de comum e no que têm de diferente.

Desde a sua criação, em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem vindo a afirmar-se como um espaço de coordenação política e diplomática, mas também de relações comerciais, fluxos de pessoas, intercâmbio cultural e colaboração entre organizações da sociedade civil. Tais trocas ultrapassam a tradicional cooperação norte-sul e estabelecem-se em vários sentidos e eixos.

O evento é organizado pelo Programa Gulbenkian Ajuda ao Desenvolvimento, em parceria com a CPLP.
A Conferência tem entrada livre, mas requer inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.