Polónia: Conferência Internacional sobre Design de Materiais Didáticos

Publicado em segunda-feira, 16 abril 2012 16:01

O Instituto Camões e a Embaixada da Holanda em Varsóvia são os coordenadores pela EUNIC da Conferência Internacional “Od ‘Ala ma kota’ do e-matury”, conferência sobre design de materiais didáticos, no dia 18 de abril - Biblioteca Nacional - Varsóvia.

Esta é uma das iniciativas mais importantes da EUNIC-Varsóvia para 2012 e acontece durante a presidência global da rede do Instituto Camões. A iniciativa é co-organizada pela Representação da União Europeia em Varsóvia, do Instituto Nacional do Audiovisual e com a consultora editorial polaca Biblioteka Analiz.

Diversos especialistas das áreas de design, tipografia, edição e ensino irão discutir a relação entre a forma visual dos materiais didáticos e a sua eficácia no processo de ensino. Um dos principais objetivos da conferência será demonstrar o papel fundamental que o bom design desempenha em tornar os materiais educativos mais eficazes e, consequentemente, aumentar o sucesso escolar.

Mas que relação têm estas ideias com o título da conferência? Ora bem, a expressão “Ala ma kota” (que se pode traduzir por “A Xana tem uma gata”) é a primeira frase que os polacos aprendem na escola (há lá muitos “a”s) e a palavra “matura” refere-se aos exames finais do ensino secundário. Estes dois termos definem os limites da discussão na conferência – materiais didáticos desde o 1º ciclo até ao final do secundário.

Qual será, então, o futuro dos materiais didáticos e da forma como aprendemos na escolas? Sabemos que a Internet, os computadores, os tablets e outras "tecnologices" estão a entrar nas salas de aulas, mas sabemos projetar materiais para estes média? E como estão eles a mudar o processo educativo? Será legítimo transferir práticas de design de obras em suporte de papel para os novos média? E quais são as últimas descobertas no design de materiais educativos em suporte de papel?

A Conferência Internacional “Od ‘Ala ma kota’ do e-matury” pretende discutir estas questões, e muitas outras, juntando para o efeito especialistas de diferentes países europeus, oriundos de diferentes áreas do saber – tipógrafos, designers, editores, empreendedores, professores, políticos – de forma a apresentar uma visão integrada do assunto.

Iremos começar a conferência com um animado debate sobre a situação atual do design na educação; depois, especialistas de 11 países europeus farão apresentações entusiasmantes de 16 minutos (semelhantes ao modelo TED), onde irão partilhar as suas ideias, as suas descobertas e as suas histórias de sucesso no campo do design e da educação. Finalmente, antes de o dia acabar, o público terá a oportunidade de falar diretamente com cada um dos convidados, nos “encontros à mesa”, e continuar a discussão.

Entre os convidados para a conferência, destacamos os seguintes:

Ademar Aguiar (Portugal)
Aleksandra Janiec (Polónia)
Alexandra Totter (Suíca)
Bulent Akman (Canadá)
Elisabeth Partmann  (Austria)
Gerry Leonidas (Grã-Bretanha)
Janusz Górski (Polónia)
Jens Erik Rasmussen (Dinamarca)
Johannes Henseler (Alemanha)
Keimpe de Heer (Holanda)
Kees Versteeg (Holanda)
Magdalena Szpotowicz (Polónia)
Michał Merczyński (Polónia)
Patricia Suliman (Roménia)
Roman Deeken (Alemanha)
Tomasz Kuczborski (Polónia)
Tomasz Szymczak (Polónia)
Veselin Pramatarov (Bulgaria)

A conferência irá ter lugar na Biblioteca Nacional em Varsóvia, no dia 18 de abril e destina-se a todos aqueles envolvidos e interessados na área da educação e do design: autores de manuais, designers, professores, editores, estudantes.

Organizadores: EUNIC Warszawa, Representação da Comissão Europeia na Polónia, Instituto acional do Audiovisual, Biblioteka Analiz

Patrocínio de honra: Ministério da Cultura da República da Polónia, Ministro da Educação, UNESCO, Presidente da Cidade de Varsóvia

Institutos participantes da rede EUNIC: Embaixada da Holanda, Fórum Austríaco de Cultura, British Council, Instituto de Cultura Búlgara, Instituto de Cultura Dinamarquesa, Goethe-Institut Varsóvia, Instituto Camões, Instituto de Cultura Romena, Fundação Suíça para a Cultura - Pro Helvetia

Parceiros: Biblioteca Nacional, Departamento de Educação da cidade de Varsóvia, Feira Educativa da cidade de Kielce

Patrocínio: Editora WSiP