Conferência “Software Livre e Aberto – Recursos Partilhados nos PALOP e Timor-Leste”, em Luanda

Publicado em segunda, 12 março 2018 16:59

“Os PALOP e Timor-Leste rumo à era do conhecimento e da modernização”! Foi desta forma que o Secretário de Estado para as Telecomunicações de Angola, Mário Augusto da Silva Oliveira, concluiu a sua intervenção na cerimónia de abertura da primeira Conferência FOSS (Free and Open Source Software) para os PALOP e Timor-Leste, em Luanda, a 12 de março de 2018.

Esta Conferência juntou peritos dos PALOP e Timor-Leste e internacionais, numa parceria com o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação de Angola (INFOSI). Debateu-se a partilha de software livre e aberto entre os países parceiros e a constituição de uma Bolsa de Aplicações FOSS em prol de serviços públicos que sirvam os cidadãos e as empresas. No fundo, o embrião de uma “Comunidade FOSS para os PALOP e Timor-Leste”.

A sessão de abertura contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal em Angola e de um representante da Delegação da União Europeia neste país. O evento contou com participações de elevado nível técnico, moderadas pelos pontos focais das instituições com mandato na governação electrónica dos PALOP e Timor-Leste. São de destacar as intervenções de Miguel Cazevo (Diretor-Geral do INFOSI), Celso Timane (Diretor-Geral do Centro de Formação em Open Source Software de Moçambique (CENFOSS), Jonas Rabinovitch (representante das ONU na área de e-Government Development), João Vasconcelos (representante da OCDE da área de Digital Government and Open Data) e Carlos Gonçalves (representante do Secretariado Executivo da CPLP).

O PASP é co-financiado pela União Europeia através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (EUR 5 milhões) e é executado e cofinanciado pelo Camões, I.P. (EUR 1 milhão), contando com a supervisão técnica da Agência para a Modernização Administrativa, I.P.

Mário Augusto da Silva Oliveira, Secretário de Estado para as Telecomunicações de Angola