Moçambique: Ciclo de conferências “Encontros com a História” no Centro Cultural Português em Maputo

Publicado em quarta-feira, 23 abril 2014 19:08

A 10.ª edição dos Encontros com a História, subordinada ao tema “Os Ventos de Mudança: dos sobressaltos políticos em Portugal ao conflito armado em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau”, realiza-se entre 5 e 9 de maio de 2014, no Centro Cultural Português (CCP) em Maputo.

Este ciclo de conferências conta com a participação de Frederico Delgado Rosa (Univ. Nova de Lisboa), Joel Neves Tembe (Universidade Eduardo Mondlane e Arquivo Histórico de Moçambique), Severino Nguenha (Universidade São Tomás de Moçambique), Aurélio Rocha (Universidade Eduardo Mondlane) e Augusto Nascimento (Instituto de Investigação Científica e Tropical de Lisboa).

O debate, em torno do processo que conduziu ao fim da ditadura em Portugal e à descolonização, realiza-se no âmbito dos 50 anos do início da luta armada de libertação nacional em Moçambique. Assim, as comunicações vão abordar as circunstâncias em que ocorreu essa luta e respetivos efeitos políticos e sociais.

Resultado de uma parceria entre CCP de Maputo e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, os Encontros com a História constituem uma plataforma de diálogo entre cientistas sociais moçambicanos e portugueses, aberta ao público em geral.