Itália: Cidade de Pisa acolhe Congresso e Exposição sobre Almada Negreiros

Publicado em terça-feira, 26 maio 2015 14:40

Com o apoio do Camões, I.P., entre os dias 10 e 12 de junho de 2015, a cidade italiana de Pisa acolhe o congresso internacional: Almada Negreiros – Um traço de união entre artes e culturas e inaugura, no primeiro dia de trabalhos, uma exposição, também sobre o artista, intitulada: Almada Negreiros – Artista prismático.

Com o alto patrocínio da câmara municipal de Pisa, esta é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do Departamento de Filologia, Literatura e Linguística, da Universidade de Pisa, com o apoio ainda da Embaixada de Portugal em Roma, da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto de História da Arte, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Modernismo – Arquivo virtual da geração Orpheu e do Centro Europeu para os Estudos do Modernismo (Center for European Modernism Studies).

Durante os dias do congresso serão debatidos os inúmeros aspetos da polifacetada obra do artista português, com a particularidade de a sessão de abertura ser precedida por uma apresentação das netas do artista, Rita e Catarina Almada Negreiros.

A exposição, inaugurada no primeiro dia do congresso, será a primeira grande exibição de obras do autor alguma vez apresentada em Itália e terá como palco a biblioteca e as salas do Palazzo Matteucci. Esta iniciativa fará parte ainda da oferta cultural que a câmara municipal de Pisa promove durante o chamado «Junho pisano».