Congresso "Jornalismo, Cidadanias e Democracias Sustentáveis"

Publicado em quinta-feira, 17 março 2022 10:27

Diversos jornalistas, investigadores e membros de organizações da sociedade civil de países de língua oficial portuguesa encontraram-se de 2 a 4 de março de 2022, na Universidade de Coimbra, para refletirem sobre os impactos da informação, do jornalismo e dos media no desenvolvimento e na promoção de uma cultura de participação cívica e democrática nos seus países.

O Congresso serviu ainda como espaço para troca de experiências, de conhecimento e de promoção de formas de diálogo estruturado propiciador da criação de redes e projetos, num futuro próximo.

Foi subscrita pelos profissionais presentes uma Declaração Final do Congresso, onde são reconhecidos os desafios e necessidade de ampliar a voz e reforçar laços de solidariedade e de interação entre jornalistas e cidadãos e cidadãs, bem como é considerado urgente e crucial o reforço do jornalismo, enquanto pilar central na promoção da paz, da democracia e da cidadania, bem como o reforço do espaço cívico, nos diferentes contextos.

O encontro foi promovido pela ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no contexto de uma iniciativa apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em 2020 no âmbito da Linha de Apoio à Organização de Congressos, Colóquios, Conferências, Seminários e Estudos.