Itália: Congresso sobre a atualidade de Alfredo D'Andrade

Publicado em quarta-feira, 09 novembro 2016 18:39

Um congresso dedicado à obra e figura do arquiteto, pintor, paisagista e arqueólogo português naturalizado italiano Alfredo D'Andrade (1839-1915) decorre a 9 e 10 de novembro de 2016 na l’Università degli Studi di Torino (Turim, Itália).

 

Alfredo D’Andrade, nascido em Portugal e naturalizado italiano, foi Sovrintendente alle Belle Arti di Liguria e Piemonte, criador e construtor do Borgo Medieval da Exposição de 1884 e restaurador de Bens Culturais italianos e internacionais, entre os quais, o circuito de castelos de Canavese e vale d’Aosta. As linhas arquitetónicas e o restauro de D’Andrade constituem ainda hoje um tema de grande atualidade.

Organizadas pelo Comité Europeu Alfredo D'Andrade: Celebrazioni e Ricorrenze, as jornadas do congresso – subordinadas as tema L’Identita’ Culturale come Restauro e Ricostruzione: dal Borgo Medievale a Torino al Vicino Oriente – compreendem no seu segundo dia um Study Tour reservado a jornalistas e arquitetos no Castello di Pavone Canavese e, em Aosta, aos castelos restaurados por D’Andrade.

Será entregue nesta ocasião a segunda edição do Premio Alfredo D’Andrade à restauradora Pinin Brambilla.