Bruxelas: Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros / Desenvolvimento

Publicado em quinta-feira, 18 maio 2017 13:09

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participará no dia 19 de maio de 2017, em Bruxelas, no Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE dedicado ao Desenvolvimento.

A reunião do Conselho será precedida, dia 18, de um jantar conjunto informal com os Ministros da Justiça e Assuntos Internos, organizado pela Alta Representante para a Política Externa da UE, Frederica Mogherini e pela Presidência maltesa do Conselho, subordinado ao tema “a dimensão externa das migrações”.

Os principais pontos em debate na sessão do Conselho serão o futuro enquadramento do relacionamento da UE com os países ACP, após o termo da vigência do Acordo de Cotonou, em 2020, e a necessidade de melhorar a coordenação entre a ajuda humanitária e o desenvolvimento, no contexto das atuais e prementes crises humanitárias na região do Corno de África.

É também esperada a adoção do “Consenso Europeu sobre o Desenvolvimento”, Declaração interinstitucional a ser assinada pelos Presidentes da Comissão, do Parlamento e do Conselho, que definirá a visão até 2030, da UE e dos seus Estados membros, sobre a política de cooperação para o desenvolvimento.

Esta reunião do Conselho terminará após um almoço de trabalho com Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, onde será discutida a implementação da Agenda 2030, incluindo o trabalho das Nações Unidas na promoção desta Agenda.