Portugal: Consulta pública sobre Política Global de Desenvolvimento

Publicado em quinta-feira, 29 maio 2014 17:09

Até ao final do mês de junho de 2014 decorre em Portugal um processo de consulta pública sobre a concretização local da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo é conhecer as prioridades dos portugueses em relação à Agenda e à forma como esta deve ser materializada. No final será elaborado um relatório que refletirá a visão nacional relativamente à nova Agenda de Desenvolvimento e que contribuirá para a construção de um documento final a ser apresentado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas.

A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 é o resultado de processos de consulta em todo o mundo, e irá orientar as políticas de Desenvolvimento a nível global para os próximos 15 anos.

A consulta nacional foca-se no tema da implementação da Agenda a nível local, e será composta por três eixos de ação principais: um questionário online acessível a todos; cinco encontros (em formato de workshop) em várias regiões do país, reunindo vários atores da sociedade e com discussões em torno da noção de desenvolvimento sustentável; e um evento final, aberto ao público, que contará com a presença de representantes de entidades internacionais envolvidas na formulação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.

Em Portugal, o processo é promovido por um conjunto de organizações, públicas e da sociedade civil, composto pela Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, CNJ – Conselho Nacional de Juventude, Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Plataforma Portuguesa das ONGD.

Contactos:

- Júlia Alhinho, Communication Officer for Portugal, UNRIC: +351 961327731 | +32(0)27888456 | +32471637335, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Ana Catarina Silva, Assistente da Comissão Organizadora da Consulta Pública: +351 218 872 239, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Blog: http://forumredesdasociedadecivil.wordpress.com/