Suíça: Contactos e fronteiras em perspetiva - 70 anos de Estudos de Português na Universidade de Zurique

Publicado em terça-feira, 10 maio 2016 19:07

O Instituto de Línguas Românicas realizará, de 10 a 12 de novembro de 2016, um congresso comemorativo do 70.º aniversário da presença dos Estudos de Português na Universidade de Zurique. Este evento será dedicado, por um lado, à reflexão sobre o português (variedades do português, literaturas, culturas em português...) e, por outro, à relação entre a Suíça e comunidades de língua portuguesa (língua, imigração, integração, cultura…).

Os Estudos de Português têm, desde a criação em 1946 do Leitorado de Português no Instituto de Línguas Românicas, uma longa tradição na Universidade de Zurique, tendo sido um importante fator de visibilidade na Suíça das culturas em língua portuguesa. Esta presença foi consolidada pela criação, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Cátedra Carlos de Oliveira em 2012.

O congresso, que decorrerá em língua portuguesa, acolherá comunicações ou posters de investigadores de diferentes áreas. Convidamos todos os interessados a enviar um resumo referente à proposta de comunicação ou de poster (estão previstos 20 minutos para as comunicações orais, seguidas de 10 minutos de debate).

Os resumos, com a extensão máxima de uma página A4, deverão ser enviados até ao próximo dia 30 de junho para a Professora Doutora Maria Ana Ramos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

A resposta relativa à participação no congresso será dada até ao dia 31 de agosto.