Continuidade da aposta na Língua Portuguesa nos órgãos de comunicação social de Timor-Leste

Publicado em sexta-feira, 12 março 2021 12:16

No âmbito do projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ) - 2.ª Fase, no dia 1 de março de 2021, teve início o curso de formação de língua portuguesa dos níveis A1/A2 (básico). A formação conta com 25 profissionais de diferentes órgãos de comunicação social. Para este ano, o projeto prevê a existência de duas turmas, uma para os níveis A1/A2 e outra de nível intermédio B1/B2.

No que respeita à língua portuguesa, o projeto irá atuar em duas dimensões: na formação geral dos jornalistas e no apoio direto às redações e aos formandos.

O CLJ – 2.ª Fase é um projeto de cooperação entre o Camões I.P. e a Secretaria de Estado para a Comunicação Social de Timor-Leste, executado pelo Centro de Formação Técnica em Comunicação, que tem por objetivo capacitar os profissionais de comunicação social timorenses para a transmissão de informação fidedigna ao público em língua portuguesa, contribuindo assim para o aumento da literacia mediática, económico-financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população.

A 1.ª Fase do Projeto, entre 2016 e 2020, contribuiu para a melhoria das competências de português de 211 jornalistas e profissionais do Governo. Foram também publicadas, com apoio do Projeto, cerca de 14 mil conteúdos informativos em língua portuguesa.

O projeto conta atualmente com quatro formadores de português, sendo que dois apoiam diretamente as redações e os revisores linguísticos timorenses. Os restantes professores lecionam cursos de formação de Português para Jornalistas. Estão previstos, no decorrer deste ano, mais dois formadores de Jornalismo, que irão ministrar formação técnica aos profissionais de comunicação social.

O crescente número de conteúdos informativos publicados em língua portuguesa e a adesão dos jornalistas aos cursos do “Consultório da Língua para Jornalistas – 2.ª Fase” (CLJ) revelam um maior interesse dos órgãos de comunicação social pela língua portuguesa.

32204 2

32204 3