Uruguai: Portugal abre Festival Internacional de Narração Oral “Contos pela Paz”

Publicado em quarta-feira, 08 outubro 2014 18:16

Portugal inaugura a 2ª edição do Festival Internacional de Narração Oral “Contos pela Paz”, a realizar de 13 a 16 de outubro de 2014 no Teatro Solís, em Montevideu, com um espetáculo que reconta a obra de José Saramago a partir das pinturas de José Santa-Bárbara, intitulado “O Memorial vai à escola”.

 

Andrés Stagnaro, o narrador, contará a história do casal Baltasar e Blimunda, de um padre inventor, de um músico celestial e de um rei megalómano, personagens que habitam o romance “Memorial do Convento” (1982), da autoria do Prémio Nobel da Literatura português.

 

Também no dia de abertura do certame, mas às 21:00, o recital multidisciplinar “A Son de Mar” convidará o espetador a navegar pelos mares da poesia contemporânea em Língua Portuguesa, na sala Zavala Muñiz.

 

A atriz Isabel de la Fuente, acompanhada pelos músicos Eduardo Mauris, Berta Pereira e Pollo Píriz, propõe uma fusão de poesia e música em que a voz e os instrumentos vão tecendo a trama, criando um universo sonoro onde a palavra e a composição musical se transformam num só.

 

O Festival Internacional de Narração Oral, que conta com a participação de mais de 80 convidados estrangeiros provenientes de Espanha, Portugal, Chile e Argentina, é organizado pelo Teatro Solís e por “Caszacuento”, instituição educativa de formação de narradores orais e de promoção da narração oral no Uruguai.

 

O evento, de entrada gratuita, é apoiado pela Embaixada de Portugal em Montevideu, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Centro Cultural de Espanha, Aliance Française, Intendência de Montevideu, Museu de Arte Pré-Columbina e diversas instituições públicas e privadas.

 

O espetáculo “O Memorial vai à escola”, depois de percorrer as salas de aula de várias escolas de Montevideu, foi declarado de “Interesse Educativo” pelo Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

Programação completa: http://www.teatrosolis.org.uy/uc_2580_1.html