Itália: Colóquio sobre dinâmicas interculturais entre os países de língua portuguesa

Publicado em terça-feira, 14 outubro 2014 18:45

Um colóquio intitulado “Jogos de Espelhos” realiza-se em Pisa, Itália, entre os dias 29 e 31 de outubro de 2014, reunindo mais de 75 oradores, entre investigadores e docentes italianos, portugueses e brasileiros, que irão analisar os “Modelos, tradições, contaminações e dinâmicas interculturais nos/entre os Países de Língua Portuguesa”.

O evento, que é uma iniciativa da Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros, apoiada pelo Camões, IP, decorrerá no Departamento de Filologia, Literatura e Linguística da Universidade de Pisa.

O objetivo é proporcionar estudos sobre a circulação de homens, ideias, livros, métodos, e modelos dentro das fronteiras dos países de língua portuguesa espalhados pelos cinco continentes, bem como entre esses países e o resto do mundo.

Os participantes tentarão traçar, em grandes linhas, alguns mapas de peregrinações literárias e linguísticas e os frutos dessas peregrinações, no espaço e no tempo.

Uma secção será dedicada às investigações em curso, principalmente pensada para os estudantes de mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento.

As influências alógenas na(s) literatura(s)/língua(s)/cultura(s) de língua portuguesa, recíprocas influências na(s) literatura(s)/cultura(s) de língua portuguesa, dinâmicas e políticas linguísticas em comparação - a realidade policêntrica do português, linguística histórica, sincrónica e tradução são alguns dos temas a abordar.

Paralelamente ao Colóquio haverá projeção de reportagens e filmes inéditos em Itália, Encontros com os escritores David Machado (Portugal) e Flavia Simonelli (Brasil) e uma exposição fotográfica de Fausto Giaccone sobre o Alentejo.

Em homenagem aos quarenta anos da Revolução dos Cravos, o programa cultural inclui ainda o espetáculo da cantora italiana de fado Isabella Mangani, baseado na obra de Antonio Tabucchi "Afirma Pereira", denominado "Venti garofani rossi".

Mais informação: www.giochidispecchiaispeb.wordpress.com

Programa