Convite à apresentação de propostas para a elaboração de um Estudo sobre o impacto das práticas de Educação Não Formal das ONGD para a transformação social

Publicado em segunda-feira, 21 março 2022 11:01

A Plataforma Portuguesa das ONGD convida à apresentação de propostas para a elaboração de um estudo sobre o impacto das práticas de Educação Não Formal das Organizações Não Governamentais de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD) para a transformação social, no quadro da Educação para a Cidadania Global (EDCG) em Portugal.

Pretende-se, numa primeira análise, que seja apresentado o panorama nacional da Educação Não Formal desenvolvido pelas ONGD associadas da Plataforma no quadro da EDCG, com uma caraterização das suas práticas; das metodologias utilizadas e recursos, entre outras questões consideradas relevantes para concretizar este objetivo. Numa última instância, interessa compreender de que forma é que essas práticas provocam mudança para a transformação social, ou seja, de que forma é que têm contribuído para uma maior consciencialização e mobilização para a ação por parte de cidadãos e cidadãs no quadro da Cidadania Global.

A produção de um estudo que sistematize as abordagens, atores, metodologias e resultados que se têm verificado neste domínio é fundamental para a construção de propostas rigorosas no desenvolvimento de uma próxima Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) e para a aferição da real situação do contributo das ONGD portuguesas para a EDCG.

A versão preliminar do estudo deverá ser entregue até 1 de julho de 2022 e a versão final do estudo deverá ser entregue até 31 de julho de 2022.

As candidaturas deverão integrar o CV do/a candidato/a e uma proposta metodológica/técnica e financeira (incluindo um cronograma do trabalho estruturado em termos das tarefas a desenvolver e fases da elaboração do estudo) e deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 1 de abril de 2022. Os resultados da seleção serão comunicados até dia 19 de abril de 2022.

Consultar aqui os Termos de Referência completos.

 

Tópicos neste artigo: