Cooperação Portuguesa em Timor-Leste assinala o Dia Nacional do Sândalo e das Florestas

Publicado em quinta-feira, 14 janeiro 2021 11:12

Celebrou-se no dia 13 de janeiro de 2021, no Centro Agroflorestal da Quinta Portugal, o Dia Nacional do Sândalo e das Florestas.

Estiveram presentes, neste simbólico evento, o Diretor Nacional para a Floresta Comunitária do MAP, o Embaixador da União Europeia em Timor-Leste, a Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, o Diretor dos Serviços Municipais de Agricultura do Município de Aileu e representantes da GIZ e Projeto Quinta Portugal – Camões, I.P. O número total de participantes foi limitado a 10 pessoas seguindo as medidas impostas de prevenção em face da pandemia COVID-19.

O evento teve como objetivo celebrar o Dia Nacional do Sândalo e das Florestas, decretado pelo Governo Timorense em 2017 como forma de reforçar o papel crucial das florestas no combate às alterações climáticas, na conservação da biodiversidade e no desenvolvimento económico, demonstrando o esforço do Governo de Timor-Leste em colaborar com os Estados-Membros da União Europeia para assegurar apoio às comunidades rurais na valorização e diversificação das florestas e plantações nacionais.

A atividade marcou também o início da distribuição, para a época de plantação 2021, de mudas agroflorestais produzidas pelo Projeto Quinta Portugal. Através da parceria de cooperação entre a Quinta Portugal e a GIZ, em vigor para o período 2019-2022, serão produzidas e distribuídas mais de 200.000 mudas agroflorestais destinadas aos beneficiários do Projeto Ai Ba Futuru (Partnership for Sustainable Agroforestry – PSAF) nos municípios de Manatuto, Baucau, Viqueque e Lautém.

Mais informação: https://www.facebook.com/QuintaPortugalAileu

32039 2

32039 3

32039 4

32039 6

32039 5