Moçambique: Cooperação Portuguesa efetua visita a Moçambique para contactos com parceiros

Publicado em quinta-feira, 21 fevereiro 2013 18:00

A Cooperação Portuguesa efetua uma visita a Moçambique para participar na reunião do Comité de Direção do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Ministério do Interior de Moçambique, uma intervenção delegada no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL) pela União Europeia, avaliada em cerca de 9.000.000 euros.

O CICL faz-se representar pelo seu Vogal do Conselho Diretivo Francisco Almeida Leite. Este projeto visa o desenvolvimento das capacidades do Ministério do Interior moçambicano para melhoria da prestação de serviços nas áreas de prevenção e combate à criminalidade, identificação dos cidadãos, salvação pública e migração.

Em Maputo, o vogal do CICL reuniu-se já com o Ministro da Educação, Augusto Jone Luís, com quem analisou os resultados do Projeto Pens@sMoz e dos Projetos de Apoio ao Ensino Técnico-Profissional. Neste encontro foi também abordada a estratégia de participação do Fundo de Apoio à Educação (FASE).

A agenda desta visita a Moçambique, que termina a 23 de fevereiro de 2013, contempla ainda encontros com outros parceiros moçambicanos da Cooperação Portuguesa, nomeadamente os Ministérios da Cultura, a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Pedagógica de Moçambique, autoridades e representantes locais da Ilha de Moçambique.

Portugal e Moçambique assinaram, a 18 de fevereiro de 2012, o Programa Indicativo de Cooperação (PIC) 2011-2014, que tem um orçamento indicativo para o quadriénio de 62 milhões de euros. Neste quadro Portugal faz parte, desde 2004, do grupo de doadores que apoiam o orçamento de Moçambique.

Na Ilha de Moçambique está em implementação um programa integrado - Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique – que pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável ao nível humano, económico, patrimonial e ambiental da Ilha de Moçambique e da região continental envolvente.

Esta intervenção tem como parceiros principais o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, o Gabinete de Apoio à Conservação da Ilha de Moçambique e a Administração da Ilha de Moçambique. Em termos multilaterais está ainda em curso uma parceria com a UNIDO, para promoção do empreendedorismo na região, bem como contactos com várias outras agências e parceiros internacionais.