Camões, I.P. acolhe "Sessão Estratégica de Cooperação Triangular" no âmbito do Programa Ibero-americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS)

Publicado em terça-feira, 17 maio 2016 13:57

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. acolhe, no dia 18 de maio de 2016 uma "Sessão Estratégica sobre Cooperação Triangular", organizada com o Programa Ibero-americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS). Nesta reunião será apresentado o “Guia Orientador para a Implementação da Cooperação Triangular na Ibero-americana” e proceder-se-á a uma troca de ideias sobre os princípios, critérios, boas práticas e ferramentas desta modalidade de ajuda.

Procurar-se-á ainda estabelecer um processo de diálogo com os parceiros de desenvolvimento, sobre cooperação triangular, no sentido de identificar oportunidades de coordenação técnica com o PIFCSS, visando o reforço da gestão do ciclo da cooperação triangular na região ibero-americana.

Esta reunião tem lugar na véspera da Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular, organizada pelo Camões, I.P. e pela OCDE que terá lugar também em Lisboa, e que conta com a participação de diversos atores implicados nesta modalidade de ajuda.

Portugal é membro do Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul que, desde 2010, tem contribuído para o desenvolvimento de capacidades e para a partilha de conhecimento sobre cooperação sul-sul e triangular, entre os seus 20 estados-membros.

Mais informações sobre o Guia Orientador em: http://www.cooperacionsursur.org/images/docs-programa/doc-8-PIFCSS-guia-ct-2015.pdf