Cooperação triangular com o Egito

Publicado em quinta-feira, 16 novembro 2017 12:27

Por ocasião da 1ª Comissão Mista Portugal – Egito, que se realizou no Cairo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros assinou com o seu homólogo, Sameh Shoukry, um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Triangular com Países Terceiros entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Agência Egípcia de Parcerias para o Desenvolvimento.

Portugal e Egito visam, assim, unir esforços em áreas de intervenção que coincidam ou sejam complementares às prioridades das respetivas estratégias de cooperação para o desenvolvimento.

Estas ações beneficiarão, em particular, os Países de Língua Oficial Portuguesa de África e Timor-Leste e responderão às necessidades e prioridades identificadas por estes países nas suas políticas de desenvolvimento.

A cooperação triangular insere-se no objetivo do Governo português de diversificar parcerias e de desenvolver instrumentos inovadores de cooperação, permitindo intervenções estruturantes e de maior escala, aproveitando a experiência e mais-valias da cooperação portuguesa numa região onde tem presença consolidada e reconhecida.

Este Memorando de Entendimento de Cooperação Triangular vem, assim, somar-se aos que Portugal já assinou com Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, El Salvador e Colômbia.