Cooperação triangular Portugal – Brasil – Moçambique no domínio da investigação e produção sustentável de café

Publicado em quarta-feira, 08 novembro 2017 16:44

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, e o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), João Almino, assinaram no dia 7 de novembro de 2017, em Brasília, à margem do Seminário Internacional sobre Cooperação Trilateral-Experiências e Desafios, o “documento de projeto” relativo ao cofinanciamento de uma intervenção conjunta em Moçambique, no domínio da investigação e produção sustentável de café.

São parceiros desta iniciativa o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural da República de Moçambique, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, promotor do projeto, a Universidade Estadual do Espírito Santo (Brasil) e o Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique).

O projeto de “Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa” visa a mitigação dos efeitos da desflorestação e das alterações climáticas, a promoção do agronegócio e o aumento do rendimento e segurança alimentar das famílias rurais, e terá uma duração de 5 anos.

Este projeto permitirá dar expressão prática ao Memorando de Entendimento sobre Cooperação Triangular que o Camões, I.P. e a ABC assinaram há aproximadamente um ano, a 1 de novembro, também em Brasília.

Portugal e o Brasil concretizam, assim, um novo capítulo de cooperação baseada na união de esforços em favor de países terceiros, sustentado na visão de uma maior eficiência na gestão dos recursos e das capacidades disponíveis que se pretende obter através da realização de projetos de cooperação triangular.