Cooperação triangular Portugal – Chile – Moçambique/Angola no domínio da aquicultura

Publicado em quarta-feira, 08 novembro 2017 16:55

Entre os dias 16 e 26 de outubro de 2017, dois formadores portugueses participaram no “Curso Internacional de Aquacultura Sustentável de Moluscos e Macroalgas em África”, dirigido a formandos moçambicanos e angolanos, que se realizou na Universidad del Norte, em Coquimbo, no Chile.

Esta ação constitui a primeira experiência de cooperação triangular em que Portugal participa, e que vem dar expressão prática ao Memorando de Entendimento sobre Cooperação Triangular assinado entre Portugal e o Chile a 19 de maio de 2016.

Os formadores portugueses foram Márcia Santos e José Maurício Namora, selecionados em colaboração com a Direção-Geral de Política do Mar, e cuja participação permitiu transmitir a sua experiência no domínio da aquicultura em Portugal, bem como estreitar os nossos laços afetivos e técnico-científicos, quer com o Chile, quer com Moçambique e Angola.

O envolvimento de formadores portugueses nesta iniciativa permitiu concretizar uma primeira experiência de cooperação triangular com o Chile envolvendo países africanos de língua portuguesa, traduzindo-se num caso bem-sucedido, não apenas do ponto de vista técnico mas sobretudo do ponto de vista político.