COP 25 -  É tempo de agir

Publicado em terça-feira, 03 dezembro 2019 11:29

A Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, sob a presidência do Chile, arrancou no dia 2 de dezembro de 2019, em Madrid, e continuará até 13 de dezembro.

A Cooperação Portuguesa participa ativamente nesta Conferência desde o seu início, há 25 anos, acompanhando o processo negocial no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas e respetivo Acordo de Paris.

Nos últimos anos, a Cooperação Portuguesa tem vindo a reforçar a sua intervenção neste quadro, através do apoio aos seus principais parceiros nos PALOP e Timor-Leste. Estes apoios têm-se traduzido no desenvolvimento de capacidades e de transferência de tecnologias para a implementação de políticas de desenvolvimento de baixo carbono resiliente, permitindo dar resposta aos compromissos internacionais no âmbito da Convenção, do Acordo de Paris bem como da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Camões, I.P., a agência portuguesa de Cooperação para o Desenvolvimento, trabalha de forma estreita com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, juntando esforços financeiros das duas entidades. De destacar neste âmbito, o apoio a Moçambique na preparação do Roteiro de Implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (compromisso que cada país assume no âmbito do Acordo de Paris); a Cabo Verde, na elaboração do Roteiro de Implementação do Acordo de Paris (exercício de monitorização das medidas adotadas pelo governo); a São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique, através de ações de adaptação no domínio da eficiência hídrica.