Coreia do Sul: Exposições portuguesas em museu desenhado por Siza Vieira

Publicado em quinta-feira, 05 dezembro 2013 09:14

Três exposições portuguesas - de arquitetura, escultura, pintura, tapeçaria, vídeo e desenho - foram inauguradas no fim de semana num museu de Seul desenhado por Siza Vieira, numa das maiores ações do género promovidas por Portugal na Coreia do Sul.

As exposições ocupam os três pisos do novo Mimesis Art Nimesis Museum, um edifício de 3.600 metros quadrados, construído entre 2006 e 2009 em Paju Book City, e que o embaixador de Portugal em Seul, António Quinteiro Nobre, qualificou como «um símbolo dos contactos» entre os dois países.

Propriedade da editora sul-coreana Open Books, o Mimesis Art Museum - desenhado por Siza Vieira, em colaboração com Carlos Castanheira e Kim June-song - iniciou há apenas alguns meses a sua programação regular, mas esta série de exposições é a primeira a ocupar todo o espaço da instituição.

Trata-se de uma iniciativa da Embaixada de Portugal na Coreia do Sul, realizada com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e decorrerá até 09 de fevereiro de 2014.

Duas das exposições, intituladas Santo António e Merging Aestthetics, são novas e os seus autores estiveram presentes na inauguração, juntamente com o diretor do museu, Ji-Woong Hong.

A primeira é constituída por uma instalação vídeo de João Pedro Rodrigues e desenhos de João Rui Guerra da Mata, e a segunda reúne escultura, pintura e tapeçaria de Mário Lopes.

A terceira, já apresentada no Japão, Brasil e Portugal, mostra 15 projetos construídos nos últimos cinco anos por oito ateliês de arquitetos portugueses. Chama-se Tradição e Inovação.

Siza Vieira, 80 anos, ganhou em 1992 o Pritzker Prize, conhecido como o ‘Nobel da Arquitetura’.

O Mimesis Art Museum, considerado «um dos mais emblemáticos projetos» de Siza Vieira, é a capa do livro de 500 páginas que a editora alemã Taschen dedicou este ano ao mestre português.

Fonte: LUSA