Reino Unido: Colóquio sobre “Cosmopolitismo no mundo de Língua Portuguesa”

Publicado em quinta-feira, 20 março 2014 17:34

Um Colóquio intitulado “Cosmopolitanism in the Portuguese-speaking World” realiza-se no King’s College, em Londres, nos dias 20 e 21 de março de 2014, com a presença de investigadores e académicos de diferentes países, numa iniciativa apoiada pelo Camões, IP.

O encontro organiza-se em torno de quatro sessões temáticas: “Comércio de escravos e redes mercantis intercontinentais”, “Literatura e trocas culturais”, “Comportamento social e modelos políticos” e “Arquitetura, planeamento urbano e design de jardins”.

Coordenado por Francisco Bethencourt, do Departamento de História do King’s College, este Colóquio conta ainda com a participação de Diogo Ramada Curto, da Universidade Nova de Lisboa, António Costa Pinto, do Instituto de Ciências Sociais, Ricardo Soares de Oliveira, da Universidade de Oxford, e Giovanni Leoni, da Universidade de Bolonha, entre muitos outros.

“O impacto dos Africanos na Sociedade Portuguesa”, “Mercadores no Atlântico”, “As novas elites africanas: o caso de Angola”, “Mulheres escritoras no contexto internacional: o caso da Marquesa de Alorna” e “Arquitetura Portuguesa: Távora, Siza e Souto Moura” são alguns dos temas a debater.

Programa