Costa do Marfim: Coordenador-geral da componente do SWAIMS visita o CRESMAO

Publicado em quinta-feira, 02 dezembro 2021 10:54

No âmbito da participação do Coordenador-geral da componente do SWAIMS gerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, na 2.ª Reunião do Subcomité da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) dos Chefes das Marinhas e das Guardas-Costeira, decorreu uma visita ao “Centre Régional de Sécurité Maritime de l’Afrique de l’Ouest” (CRESMAO), em Abidjan, na Costa do Marfim.

Este Centro é um dos dois centros regionais definidos pela Arquitetura de Yaoundé. Tem por objetivo fortalecer a cooperação marítima regional na área da CEDEAO, coordenando as atividades nas zonas marítimas E-F-G, que correspondem à área de operações do SWAIMS, abrangendo todos os países parceiros da componente do Programa gerida pelo Camões, I.P.

A Unidade de Implementação do Camões do Projeto SWAIMS, representada pelo Comodoro Carlos Rodrigues Campos, Coordenador Geral, e do Capitão-de-mar-e-guerra Pedro Rodeia Ribeiro, Oficial de Ligação e Especialista Naval, realizaram uma visita guiada aos espaços do Centro, seguida de uma apresentação sobre o enquadramento desta estrutura e a Arquitetura de Yaoundé, efetuada na sala de operações do CRESMAO. Com uma lotação de 50 pessoas, este Centro encontra-se em estado “funcional”, com apenas 15 elementos presentemente atribuídos ao mesmo. Durante a visita, foi possível verificar a sua organização e o modo como se encontrava em funcionamento.

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Strategy) é um Programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, tem um orçamento de EUR 12,4 milhões de euros.

32802 1