Espanha: Counect quer criar sítio de referência sobre Pessoa e Saramago

Publicado em segunda-feira, 06 maio 2013 17:25

A recém-criada plataforma de cooperação universitária entre cátedras (Counect) lançou um apelo à comunicação de trabalhos de investigação e dissertação sobre Fernando Pessoa e José Saramago para converter o seu sítio na internet numa referência sobre aqueles autores para estudantes, académicos e investigadores.

A proposta agora lançada pela Counetc estende-se, segundo os seus promotores, «a toda a comunidade universitária». «Nesta fase, pretende-se reunir num único espaço virtual os trabalhos académicos referentes a Saramago e Pessoa, fomentando-se desta forma a difusão e a comunicação entre todos os intervenientes na área dos estudos saramaguianos ou pessoanos».

O projeto da Counect foi apresentado ao público a 28 de abril, no âmbito da FILBO 2013 (Feira do Livro de Bogotá), onde Portugal foi este ano o país convidado de honra. A apresentação decorreu no Pavilhão de Portugal na feira e esteve a cargo do professor colombiano Jeronimo Pizarro, coordenador da Cátedra Fernando Pessoa e comissário da representação portuguesa.

Criada pela cátedra José Saramago, da Faculdade de Traducão e Interpretação da Universidade Autónoma de Barcelona, a Counect é uma «plataforma orientada para o estabelecimento de ligações e pontos de contacto entre os mais variados agentes académicos». A cátedra Fernando Pessoa, da Universidad de los Andes, na Colômbia, é a primeira entidade colaboradora.

O projeto, no dizer dos seus promotores, «começou por desenvolver a sua atividade no campo da expressão artística, desafiando artistas das mais diversas áreas a associarem-se a ele através das suas interpretações do legado intelectual» de Fernando Pessoa e José Saramago.

Assim, acrescentam os promotores, «nomes tão diversos como os de João de Melo, Jacinto Lucas Pires ou Nuno Camarneiro (literatura), Pedro Calapez (artes plásticas), ou Carles Andreu e os Dead Combo (música) aceitaram o repto e associaram-se a esta homenagem, num momento em que se assinala o 90.º aniversário do nascimento de José Saramago e o 125.º de Fernando Pessoa». 

Depois de se apresentar como campo de acolhimento para interpretações artísticas, o Counect entra agora numa etapa distinta, pretendendo instituir-se como uma base de trabalho relevante no âmbito nos estudos pessoanos e saramaguianos.