CPLP comemora 26.º aniversário

Publicado em quarta-feira, 20 julho 2022 09:24

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) completou 26 anos de existência, como organização multilateral que reúne à volta da mesa os países de língua oficial portuguesa.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. tem estado presente, desde o primeiro dia, nesta organização que tem como principais objetivos a promoção da língua portuguesa, a concertação político-diplomática e a cooperação nos mais vários domínios.

A CPLP possui um carácter multilateral único, devendo servir como plataforma para o reforço no intercâmbio de boas práticas no aperfeiçoamento de políticas públicas e o seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como, para incrementar uma prática regular de partilha de informação sobre os planos de implementação nacional da Agenda 2030. Através do Fundo Especial da CPLP, o Camões, I.P. tem acompanhado inúmeras ações e atividades de cooperação, apoiadas pelo Fundo Especial da CPLP, que contribuem para o fortalecimento das instituições dos vários Estados-membros, em linha com as novas potencialidades emergentes nos setores económico e empresarial, a energética, o ambiente, a segurança alimentar, a juventude, o desporto, a mobilidade e a educação, entre outras.

A presidência angolana pro tempore assinalou este aniversário, no dia 17 de julho de 2022, com uma Declaração, disponível aqui.