Cuba: Cerimónia de graduação da 1.ª licenciatura de Português Língua Estrangeira

Publicado em quarta-feira, 21 dezembro 2022 14:15

Realizou-se no dia 14 de dezembro de 2022 a cerimónia de graduação dos primeiros jovens cubanos licenciados em Português Como Segunda Língua Estrangeira, na Facultad de Lenguas Extranjeras da Universidad de la Habana (FLEX/UH), em Cuba.

A formação resulta de uma parceria entre a instituição cubana e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito das relações de cooperação entre Portugal e Cuba, por via das quais se criou a Cátedra Eça de Queirós e o Leitorado de Português na Universidade de Havana, encontrando-se em funcionamento o primeiro ano da segunda licenciatura.

O Leitorado do Camões, I.P., em estreita correlação com a Cátedra Eça de Queirós e o Coletivo de Língua Portuguesa pertencente ao Departamento de Língua Francesa, Japonesa e Portuguesa da FLEX/UH, apoia igualmente o ensino de português como língua de opção, destinada a estudantes de outras licenciaturas, bem como pós-graduações preferencialmente destinadas a docentes e tradutores de língua portuguesa. Antes da pandemia, existia uma oferta destinada a profissionais do ensino superior e afins, aguardando-se para breve a retoma desse enquadramento.

O Leitorado do Camões, I.P. faculta também cursos livres destinados ao público em geral, nas instalações da Embaixada de Portugal em Havana, priorizando, na medida do possível, profissionais de instituições e empresas lusófonas, futuros agentes de cooperação em países lusófonos, artistas e afins que trabalham repertório em língua portuguesa, bem como outros profissionais que, de algum modo, perspetivam prosseguir estudos e/ou carreiras em contexto lusófono.

Cuba desenvolve vários programas de cooperação e de investigação com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, mobilizando, para o efeito, quadros profissionais de natureza diversa, o que promove um interesse estratégico pelo português enquanto língua de especialidade e de ciência, entre outros fins.

33639 2