Cuba: Estátua de Luís de Camões inaugurada em Havana

Publicado em segunda-feira, 28 abril 2014 11:48

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, inaugurou uma estátua do poeta Luís de Camões numa das principais praças da Havana, durante aquela que foi a primeira deslocação de um governante português à capital cubana desde 2009.

 

A estátua de bronze, da autoria do escultor Francisco Assis Rodrigues, discípulo de Faustino José Rodrigues e de Machado de Castro, foi oferecida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua ao Colégio Universitário San Gerónimo de Havana, junto do qual foi instalada, na praça Luís de Camões.

Erguida na zona história da capital cubana, a estátua de Camões encontra-se, junto ao Hotel Ambos Mundos, onde se hospedava o escritor americano Ernest Hemingway. Está também próxima do café La Columnata Egipciana, que foi frequentado por Eça de Queirós, enquanto foi cônsul em Havana, e onde está um painel de Almada Negreiros.

A inauguração da estátua do autor de Os Lusíadas contou com a presença do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba e de todos os embaixadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados em Havana.