Argentina: Curso de formação docente em PLE

Publicado em quinta-feira, 21 junho 2012 10:09

Organizado pelo Centro de Língua Portuguesa/Instituto Camões em Buenos Aires, terá lugar, entre 21 e 23 de junho, com uma carga horária de 12 horas o curso de formação docente “Formação tecnológica: TIC e áudio, imagem e som nas aulas de PLE”. A formação estará a cargo do Prof. Ms. Richard Brunel Matias da Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba e destina-se a (futuros) professores de Português.

Esta ação de formação insere-se no programa de intercâmbio que tem vindo a ser desenvolvido, desde o ano letivo 2008, pelo CLP/IC – Embaixada de Portugal em Buenos Aires e pela Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba.

Richard Brunel Matias é professor na Universidade Nacional de Córdoba; trabalha na formação de formadores no “Profesorado de Portugués” da Faculdade de Línguas desde o ano 1999. É autor de materiais didáticos para o ensino de PLE em formato estático e dinâmico. Atualmente desenvolve seu projeto de doutoramento no campo da interprodução em língua romances. Na áreas da TIC é autor do site www.falemosportugues.com e de inúmeros materiais didáticos. Ministrou vários cursos de formação tecnológica de professores e alunos no Instituto Camões de Buenos Aires, na Universidade de Entre Ríos – Concórdia, na Universidade Nacional de Córdoba e na Universidade de São Paulo (USP). É um defensor da autonomia dos docentes na produção de suas próprias propostas de intervenção didática, baseado no princípio da formação, da criatividade e da abertura, ou seja, do encontro com o outro.