Curso de Verão ‘Eça de Queiroz no contexto da História dos media’, na FEQ

Publicado em quinta-feira, 02 maio 2013 09:55

A Fundação Eça de Queiroz (FEQ) realiza de 15 a 19 de julho de 2013, na sua sede, em Santa Cruz do Douro, um Curso Internacional de verão dedicado ao tema “Eça de Queiroz no contexto da História dos media”, estando abertas as inscrições para mais este Seminário Queirosiano.

A FEQ é uma instituição de utilidade pública administrativa, sem fins lucrativos, que tem como cais de partida a divulgação e promoção nacional e internacional da obra do maior nome do romance português.

Nascido na Póvoa do Varzim a 25 de novembro de 1845, Eça de Queiroz desenvolveu a sua vida literária entre meados dos anos 1860 e 1900, quando, a 16 de agosto, morreu em Paris. Nesse lapso temporal, Eça marcou a cena literária portuguesa com uma produção de alta qualidade, parte dela deixada inédita à data da sua morte.

Este Curso Internacional de verão, que tem o apoio do Camões IP, decorrerá sob a coordenação científica do Professor Orlando Grossegesse, da Universidade do Minho, e versará essencialmente sobre as obras Os Maias e O Conde d’Abranhos. Tem como professores convidados Mariagrazia Russo e Giorgio de Marchis, respetivamente da Università dela Tuscia de Viterbo e da Università Roma Tre, ambos especializados em Literatura Portuguesa.

O seu programa define como objetivo “uma leitura da obra queirosiana no contexto sociocultural dos media” (jornal, teatro, ópera, meios de comunicação), tendo em conta a sua génese, a reflexão de Eça sobre os media (leitura, fotografia, imprensa, telecomunicações, agências de notícias) e sobre a sua própria escrita literária no contexto dos media”.