Brasil: Festival de Curtas Metragens Portuguesas no Rio de Janeiro

Publicado em sábado, 01 dezembro 2012 19:24

O “NY Portuguese Short Film Festival” (NYPSFF), Festival de Curtas Metragens Portuguesas, vai abrir a sua segunda edição, no Rio de Janeiro, que terá lugar no Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea), nos dias 1, 2, 4, 5 e 6 de dezembro de 2012, organizado pelo Arte Institute e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O Festival é produzido pelo Art Institute NY e conta com o patrocínio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua / Brasilia e com o apoio institucional da Embaixada de Portugal no Brasil e do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Depois de Nova Iorque (Tribeca Cinemas), Lisboa, Porto e São Paulo chegou a vez do Rio de Janeiro receber o NY Portuguese Short Film Festival 2012.

O NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), organizado pela primeira vez em Junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O Festival mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses. Ao organizar o Festival anualmente, em três países – EUA, Brasil e Portugal - o Arte Institute pretende ampliar e conquistar novos públicos para o cinema português, em todo o mundo.

No Rio de Janeiro será exibida a selecção oficial de 14 curtas-metragens realizadas por jovens cineastas portugueses. A curta “Píton”, foi a vencedora do NYPSFF e recebeu um prémio de aquisição pela Onda Curta - RTP2.

 

Filmes em Cartaz:

Down here
Diogo Costa Amarante, 11' 

The Tortoise (O Cágado)
Pedro Lino e Luís da Matta Almeida, 9'55"

4M
Nelson de Castro e Wilson Pereira, 5'22"

Artur
Flávio Pires, 18'

The End of Man (O Fim do Homem)
Bruno Telésforo e Luís Lobo, 9' 

The Millionaires (Os Milionários)
Mário Gajo de Carvalho, 15'

Unspoken understanding
John Filipe, 10'

Teachings for the Adult Life (Ensinamentos para a Vida Adulta)
Ernesto Bacalhau, 19'

Depressure
David Mourato, 7'

Sisyphus’ Dance (A Dança de Sisifo)
André Lourenço e Paulo Valente, 10'21"

Stroke
Sofia de Botton, 5' 21'

MK Spitfire
Filipa Ruiz, 8' 48"

Píton
André Guiomar, 19'

The First Supper (A Primeira Ceia)
Luís Monge e Sofia Pimentão, 13'

Para mais informações, visite http://www.arteinstitute.org/shortfilmfestival