Premiado guitarrista português Custódio Castelo atua na Cidade da Praia

Publicado em terça-feira, 08 outubro 2013 10:13

O guitarrista português Custódio Castelo desloca-se à Cidade da Praia, Cabo Verde, para dois concertos promovidos pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP/ Centro Cultural Português, que se realizam nos dias 4 e 5 de outubro de 2013.

Distinguido em 2010 com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista de Fado, Custódio Castelo, natural de Almeirim, estabeleceu com a cantora Cristina Branco uma parceria que levou a crítica especializada a referir-se à sua composição musical como “fulgurante”, “bela e perfeita”.

Com Cristina Branco realizou sete álbuns, dois deles, “Murmúrios" (1998) e“Post-scriptum (1999) distinguidos com o prémio Choc de L’Année du Monde de la Musique na categoria de World Music.

Dos palmarés de Custódio Castelo destaca-se, nomeadamente, a participação no álbum “Garras dos Sentidos”, de Mísia, “Na linha da vida”, de Camané, e ainda a sua atuação como acompanhador de Mafalda Arnaulth no Royal Albert Hall. Foi também guitarrista de Amália Rodrigues, nos seus últimos concertos nos Estados Unidos.

Reconhecido como virtuoso guitarrista, tem-se apresentado como solista em importantes festivais internacionais, nomeadamente no de Belo Horizonte, o World Music of Philadelphia, o International of Rabat, o North Sea Jazz, nos Países Baixos, ou o Festival du Sud, em França.

Em 2004, face a uma ruptura de ligamentos no ombro direito e a uma inesperada cirurgia, Castelo reuniu alguns músicos amigos que sempre o acompanharam e gravou - “com enorme dificuldade de execução, num clima de tensão e em forma de despedida da sua guitarra” -, o CD "Tempus".

Mais tarde, já de regresso à cena musical, gravou novos trabalhos com Ana Moura, Mariza, Jorge Fernando, Gonçalo Salgueiro,  João Chora, entre outros.

Participou com Ana Moura e Jorge Fernando no "The Rolling Stones Project", de Tim Ries.

Assinou a produção do novo álbum de Cristina Maria, “Percursus”, acompanhada pelo Custódio Castelo Trio.

Com a Orquestra Sinfónica da Lituânia gravou o álbum "Só à noitinha", e tem partilhado o palco com músicos de outras áreas como o acordeonista Richard Galliano, os pianistas Olga Prats, Arrigo Cappelletti e André Dequech, o bandeonista Daniele di Bonaventura, o violoncelista Davide Zacaria, o contrabaixista Ben Wolf, o guitarrista clássico Leonardo Amuedo, a cantora Carmen Linares.

Desde 2008 leciona o primeiro curso superior de Guitarra Portuguesa, no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O concerto no auditório do Centro Cultural Português – Praia tem início às 21.00h de sexta-feira, 04 de Outubro de 2013. Repete-se no Quintal da música, dia 05 de Outubro. Ambos os espetáculos são de entrada livre.