México: Dança Contemporânea Portuguesa em Digressão

Publicado em terça-feira, 20 setembro 2016 22:02

A bailarina e coreógrafa portuguesa Mariana Tengner Barros realizará uma extensa digressão no México, de 22 de Setembro a 3 de Outubro de 2016.

O espetáculo “A Power Ballad”, que teve a sua estreia no Centro Cultural de Belém, segue agora para a América Latina. São três os festivais por onde passará: Festival Angelopolitano de Danza (Puebla), Festival Internacional de Danza RED SERPIENTE (Morelia) e Festival Colima de Danza (Colima).

Para além dos espetáculos, o programa contempla também uma série de workshops e masterclasses de forma gerar um maior intercâmbio entre a comunidade artística local e a equipa artística lusa.

A “Power Ballad” é um dueto cocriado e interpretado por Mariana Tengner Barros e pelo coreógrafo norte-americano Mark Tompkins.. O ponto de partida é o mútuo fascínio dos criadores pelo universo artístico de cabaret burlesco associado à estética de “old glamour” e de decadência do showbiz. Depois do CCB (Dezembro 2013), foi posteriormente apresentado no Festival “Etrange Cargo” em Paris e no Festival FIDCU, na capital Uruguaia.

Mariana Tengner Barros é uma jovem coreógrafa e bailarina portuguesa que viu recentemente o seu trabalho ser reconhecido no Festival ImpulsTanz- Vienna International Dance Festival, obtendo o Prix Jardin D´Europe 2013 - Audience Award. Mark Tompkins, bailarino, coreógrafo e professor americano a residir em França desde 1973, conta com uma longa trajetória na dança contemporânea onde tem trabalhado muito a improvisação e composição em tempo real.

Todas as atividades complementares serão realizadas em parceria com organizações locais e os festivais de acolhimento.

Esta digressão resultou do empenho conjunto dos três festivais que comungam do interesse pela proposta artística portuguesa. A sua viabilização foi assegurada pelo apoio da DG Artes - Apoio à Internacionalização, Camões, I.P., Embaixada de Portugal no México, Fundação GDA e Fundação Calouste Gulbenkian.