Índia: Departamento de Português da Universidade de Goa celebra Dia da Poesia

Publicado em quarta-feira, 20 março 2013 16:30

O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, vai ser celebrado pelo Departamento de Português da Universidade de Goa com um concerto de música clássica e a IV edição do “Multilingual Reading Session”, no Seminar Hall da Arts Faculty da Universidade de Goa, numa iniciativa em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa do Camões em Panjim.

O evento, que conta com a presença de estudantes, professores e escritores goeses, começa com o chamado Spring Time, durante o qual alguns alunos da Universidade de Goa recitarão poemas em Português, Concanim, Inglês, Marata, Hindi, Francês, Italiano, Alemão e Árabe.

Antecedendo o Summer Time, um quarteto de cordas interpretará temas de diversos compositores ocidentais, nomeadamente Mendelssohn, Dvorak, Mascagni, Boccherini, Hayden e Borodin.

Entre os escritores convidados destacam-se Victor Rangel-Ribeiro, autor do romance “Tivolém”, e Maria Aurora Couto, cujo livro “Daughter´s Story”foi recentemente traduzido para Português, com o título “História de Uma Filha”, numa edição da Fundação Oriente.

Margareth Mascarenhas, autora de obras como “The Disappearance of Irene Dos Santos”eSkin”, novela sobre a diáspora goesa com passagem pela África lusófona, irá ler excertos do seu novo trabalho “Triages”. A sessão de leitura conta ainda com Sónia Sirsat, uma das mais prestigiadas fadistas goesas.

Na Universidade de Goa, para além dos alunos do Mestrado em Estudos Portugueses, desde 2010-2011 cerca de meia centena de alunos inscrevem-se anualmente nas cadeiras opcionais oferecidas pelo Departamento de Português.