Publicação da Conferência do Ano Europeu para o Desenvolvimento "O Desenvolvimento Global é Realizável?".

Publicado em segunda-feira, 21 dezembro 2015 14:25

Já está disponível a publicação online da Conferência do Ano Europeu para o Desenvolvimento "O Desenvolvimento Global é Realizável?".

A conferência reuniu 330 participantes no Museu do Oriente, em Lisboa, no dia 13 de outubro de 2015, para debater os desafios do Desenvolvimento Global e, em particular, a implementação dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Participaram neste evento 25 oradores, que salientaram a rápida alteração das dinâmicas internacionais, bem como a crescente complexidade e multidimensionalidade dos desafios de Desenvolvimento (da segurança às alterações climáticas, das migrações ao emprego), o qual se tornou uma preocupação comum e global, que diz respeito a todos e a cada um de nós.

A publicação agrega as intervenções dos oradores nas sessões de abertura e encerramento e nos painéis "A nova Agenda Global para o Desenvolvimento: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a sua aplicação universal, do global ao local";  "A União Europeia no mundo: Direitos Humanos vs. Desenvolvimento face aos desafios globais"; e "O que é o Desenvolvimento? Conversa sobre Felicidade, Ética e Cultura no Desenvolvimento".

A Conferência foi organizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Instituto Marquês de Valle Flor - IMVF, o European Centre for DevelopmentPolicy Management – ECDPM, o Centro de Informação Regional das Nações Unidas - UNRIC e a Fundação Oriente. A publicação é organizada no âmbito do Acordo de Colaboração entre o Camões, I.P., o IMVF e o ECDPM.

Pode fazer o download da publicação aqui: Conferência : O Desenvolvimento Global é Realizável?