Hungria: V Edição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em Budapeste

Publicado em quinta-feira, 30 abril 2015 14:07

O Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP será celebrado em Budapeste, a 5 e 6 de maio de 2015, com conferências, debates e programas culturais. Uma iniciativa que resulta da cooperação entre o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Budapeste e as Embaixadas de Portugal, Brasil e Angola na Hungria.

Este acontecimento anual, iniciado em 2011, constitui a principal manifestação e promoção da língua portuguesa no espaço da Universidade ELTE, cujo Departamento de Português acolhe o Centro de Língua Portuguesa. À imagem das edições anteriores, cada um dos três países contribui com as suas iniciativas para o conjunto do evento, sendo que este ano o tema unificador será Identidades Lusófonas.

A participação da Embaixada de Portugal e do CLP de Budapeste terá como ponto principal a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, obra cuja primeira edição celebrou recentemente o seu 400º aniversário e que mereceu tradução para húngaro. Falarão desta obra os professores István Rákoczi (ELTE Budapeste), Luís Carlos Amaral (Universidade do Porto) e Jorge Santos Alves (Universidade Católica Portuguesa), bem como a mestranda do Departamento de Português Réka Dorcsák.

Além das participações angolana e brasileira, serão ainda inauguradas exposições artísticas dos três países no espaço da universidade, com destaque para a mostra Hungria: uma visão poética do artista e fotógrafo português Nuno Almeida. As comemorações do Dia da Língua Portuguesa encerrarão com a leitura de contos de Angola. Os Passos em Volta de Herberto Helder também estarão em destaque, numa homenagem ao poeta português desaparecido em março de 2015.