Hungria: Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP celebrado em Budapeste

Publicado em segunda-feira, 16 maio 2016 08:20

As Embaixadas de Portugal, Angola e Brasil em Budapeste, em colaboração com o Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Budapeste e o Departamento de Português da Universidade ELTE, celebraram o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, com um variado conjunto de conferências e atividades culturais.

Do programa destacou-se a importante assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e oito liceus húngaros, com vista à integração destas instituições na rede de apoio pedagógico e bibliográfico do Camões, I.P.

Em três destes liceus, a Língua Portuguesa tem vindo a ser ensinada há alguns anos, na qualidade de opção curricular, com a adesão de um número considerável de alunos. Para as restantes cinco instituições de ensino, o importante documento agora assinado representa um impulso decisivo para a criação de cursos de Português a partir no próximo ano letivo.

De realçar também que, com a assinatura deste documento, a Língua Portuguesa será pela primeira vez lecionada fora da capital Budapeste ao nível do ensino secundário, nomeadamente nas cidades de Pécs e Szeged, em cujas universidades também o Português é estudado com o apoio do Camões, I.P.

Na cerimónia de assinatura estiveram presentes representantes das oito instituições de ensino, sendo que da parte do Camões, I.P. o protocolo foi assinado pela Embaixadora de Portugal em Budapeste, Maria José Morais Pires.