África do Sul: Celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Publicado em segunda-feira, 18 abril 2016 12:26

A Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro da África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué irá associar-se à celebração, a 5 de maio de 2016, do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, através de um conjunto de várias atividades nas escolas do ensino básico e do ensino secundário e nas universidades onde funcionam os leitorados Camões, I.P.

Nas escolas, os professores da rede EPE irão desenvolver, em sala de aula, de 28 de abril até 6 de maio, um conjunto de atividades relacionadas com as origens da Língua Portuguesa e com as culturas dos vários países da CPLP, tais como leitura e dramatização de textos de vários autores e ainda exposições de trabalhos efetuados pelos alunos para o efeito.

De destacar, a entrega dos certificados aos alunos que realizaram os exames de certificação das aprendizagens em novembro de 2015, numa cerimónia a ter lugar na Embaixada de Portugal em Pretória, no dia 7 de maio. Os certificados serão entregues pelo Senhor Embaixador Ricoca Freire.

No Leitorado do Camões na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, será exibida uma exposição sobre a Língua Portuguesa, com trabalhos feitos pelos alunos do curso major em Estudos Portugueses. Será também exibido o documentário “Língua – Vidas em Português”.

No Leitorado da Universidade de Pretória, os leitores estão a promover um concurso de fotografia sobre o tema “A Língua Portuguesa na África do Sul”, aberto a todos os alunos que frequentam os cursos de língua portuguesa nas Universidades de Pretória e de Witwatersrand, em Joanesburgo. O nome dos vencedores será anunciado no dia 7 de maio, na cerimónia de entrega dos prémios, igualmente a ter lugar na Embaixada de Portugal em Pretória. A exposição das fotografias estará patente ao público no átrio da Faculdade de Humanidades da Universidade de Pretória, durante a última semana de maio.

Na Cidade do Cabo, em colaboração com os professores de português do departamento de Línguas da Universidade da Cidade do Cabo e com os professores da rede EPE, será organizado, em espaço próprio daquela universidade, um festival de cinema, de 3 a 6 de maio com a projeção de 4 filmes de realizadores portugueses, brasileiros, angolanos e moçambicanos. No dia 5 de maio será feita uma mostra gastronómica dos 4 países.

As celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP culminarão com o concerto da banda portuguesa “HMB”, que se realizará no dia 11 de maio, no Basseline em Joanesburgo, e no dia 16 de maio, no Molapo Crossing Piazza, em Gaborone, no Botsuana.

A organização destas celebrações está a cargo do Consulado-Geral de Portugal.