Dia de África

Publicado em segunda-feira, 25 maio 2020 15:25

Hoje, 25 de maio, celebra-se o Dia de África. Neste dia, em 1963, nascia, em Adis Abeba, a Organização da Unidade Africana, hoje União Africana, então com o intuito estimular a integração política e económica entre os seus Estados-membros e erradicar o colonialismo e neocolonialismo no continente africano.

 

A União Africana celebra os seus 57 anos com um concerto de solidariedade online destinado a contribuir para o Fundo de Resposta à COVID-19 (assista em https://www.facebook.com/AfricanUnionCommission).

O português é uma das línguas oficiais da União Africana.

Neste Dia de África recordamos que a cooperação do Camões, I.P. em África no que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa tem lugar, sob diversas formas, em 22 países. Quanto à Cultura, existem seis Centros Culturais Portugueses naquele continente, aos quais acrescem três polos em Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

Alguns destaques:

Moçambique. Portugal continua empenhado na valorização da língua portuguesa neste país, abrangendo aproximadamente 13.000 alunos, assegurando, entre outros, o funcionamento de seis Centros de Língua Portuguesa, três Leitorados ou apoio ao Programa de Formação Inicial de Professores de Português das várias universidades. No âmbito da cooperação com universidades moçambicanas, destaca-se a formação pós-graduada em Interpretação de Conferência, bem como o Mestrado em Interpretação de Conferência da Universidade Pedagógica (MICUP), que pretende ser um polo lusófono de excelência na África Austral. Estas formações são objeto de uma Carta de Intenções assinada com a Direção Geral de Interpretação da Comissão Europeia (DG SCIC).

África do Sul. A rede de Ensino Português no Estrangeiro neste país é constituída por 19 horários dos ensinos básico e secundário, dois leitorados do Camões, I.P. (Universidades de Pretória e de Witwatersrand) e três lugares de docência ao abrigo de protocolos de cooperação com as Universidades da Cidade do Cabo, de Mpumalanga. Esta rede abrange aproximadamente 2.500 alunos.

A Língua Portuguesa é língua oficial e/ou de trabalho em instâncias internacionais como a União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comunidade de Estados do Sahel-Saara (CEN-SAD) ou Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA).

Através de protocolos de cooperação, o Camões, I.P. tem um docente na CEDEAO, em Abuja; uma leitora no Banco Africano de Desenvolvimento, em Abidjan; um docente na SADC, em Gabarone; uma docente na União Africana, em Adis Abeba; uma leitora no Gabinete das Nações Unidas em Nairobi (UNON).

Portugal desenvolve também cooperação bilateral e multilateral no continente africano com 24 países e um conjunto diverso de organizações, através de cerca de 200 intervenções*.

Entre estes destacam-se os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP): Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, principais parceiros da Cooperação Portuguesa.

Das cerca de 200 intervenções  da Cooperação Portuguesa no continente africano, 147 são nos PALOP, incluindo projetos conjuntos com a União Europeia. Além destes, Portugal coopera estreitamente com a África do Sul, Namíbia, Senegal ou Marrocos.

Entre Saúde, Desenvolvimento Rural, Prevenção e Resolução de Conflitos, Paz e Segurança, Ambiente ou Infraestruturas e Serviços Sociais, o setor que se destaca, em volume financeiro e número de projetos de Desenvolvimento canalizados para o continente africano é o da Educação (todos os níveis de ensino), seguido do setor Governo e Sociedade Civil.

*Dados de 2019