Dia Internacional da Biodiversidade celebra a harmonia com a Natureza e Desenvolvimento Sustentável

Publicado em quinta-feira, 22 maio 2025 17:43

O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, tem este ano como tema "Harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável", que visa destacar a importância da interligação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (KM-GBF), com o propósito de acelerar a implementação de ações para proteger e restaurar a biodiversidade, por forma a alcançar um futuro em harmonia com a Natureza.

O Camões, I.P., através do PROGEA - Programa Governação e Ambiente para o Desenvolvimento nos domínios da Ação Climática e Transição Verde Justa e da Conservação da Biodiversidade, visa contribuir para a promoção da sustentabilidade e resiliência nos domínios da ação climática e transição verde justa e da conservação da biodiversidade.

Apresentado em 2023, este programa apoia o projeto “Uma Costa Próspera de Elefantes”, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das comunidades e a conservação da biodiversidade do Parque Nacional de Maputo (https://parquemaputo.gov.mz/), em Moçambique, nomeadamente na mitigação dos riscos de conflitos entre a vida selvagem e as comunidades rurais residentes no interior daquela área protegida, através da instalação de cercas de proteção para segurança da população e do seu sustento, sobretudo face à presença dos elefantes.

O Parque Nacional de Maputo, conhecido também como “Parque dos Elefantes”, tem uma extensão de 1040 km2, com uma paisagem caracterizada por florestas, mangais, pântanos e dunas. O elefante é a espécie mais carismática do Parque, embora também se possam observar zebras, girafas, hipopótamos, crocodilos e uma variedade de antílopes e aves, como a águia-pesqueira (https://www.facebook.com/share/v/1ERsZjsoy8/).

Este projeto tem um orçamento global superior a 1 milhão de Euros, sendo que a sua execução acomete à Fundação Peace Parks, que assinou com um acordo de cogestão com a Administração Nacional de Áreas de Conservação (ANAC) por 15 anos para gerir e restaurar o Parque Nacional de Maputo.

Importa ainda sublinhar que, nos últimos anos, o Camões, I.P. financiou 27 projetos de Cooperação para o Desenvolvimento cujo objetivo principal estava centrado na conservação da biodiversidade.

A Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 identifica a Biodiversidade como uma linha de ação prioritária no pilar “Planeta”.

35052 1

35052 2

35052 3

35052 4