Dia Internacional da Mulher - 8 de março

Publicado em segunda-feira, 08 março 2021 10:32

Comemora-se hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, celebrado desde 1977 no contexto de uma Resolução aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Esta data pretende celebrar os direitos das mulheres já conquistados e chamar a atenção para necessidade de se alcançar a plena igualdade de género a nível mundial, tal como previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em temas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica, ou o acesso à educação.

O objetivo central da atuação do Camões, I.P. nesta área é o de reforçar a atuação da cooperação portuguesa na promoção da igualdade de género, fomentando o empoderamento das mulheres e raparigas nos países parceiros, como elemento fundamental para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para um desenvolvimento global mais equitativo, justo e sustentável. Este trabalho é consentâneo com os diversos Planos Nacionais para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, coordenador pela Comissão para a Igualdade de Género

Este ano, o Dia será dedicado ao tema “As mulheres na liderança: alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19”, destacando o papel das mulheres no combate à pandemia que hoje se vive. Informação adicional sobre a celebração desde Dia Internacional estará disponível no site oficial da UN Women.